Todos os Direitos Reservados www.amigosdecambara.com.br 2014

 

Jovens que nasceram no ano de 1996 já podem realizar o Alistamento do serviço Militar Obrigatório

O alistamento militar é obrigatório para jovens do sexo masculino e que já tenham completado 18 anos. A data é até o dia 30 de junho. Em Jacarezinho o jovem deve comparecer na Junta Militar levando consigo os seguintes documentos: Certidão de Nascimento, Casamento ou Carteira de Identidade original, Certidão de Naturalização (para os brasileiros naturalizados), Registro de Emancipação (no caso dos índios), 2 fotos 3×4 (sem data e recente) e um comprovante de residência.

Desde 1906, o alistamento militar é um ato obrigatório a todo brasileiro nato ao completar 18 anos de idade. Em tempos de paz, as mulheres são isentas de alistar-se. Após a inscrição, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar, com a indicação de uma data para realizar a Seleção Geral, comumente organizada entre os meses de julho e outubro.

A seleção é feita em diferentes etapas e antes de ser convocado, o jovem passa por uma Comissão de Seleção que tem como objetivo avaliar todos os alistados levando em consideração seus aspectos físicos, mentais e morais. Também são formadas comissões fixas e volantes que se distribuem pelo país durante os meses de Julho, Agosto e Setembro.

Em Cambará a Junta Militar espera o alistamento de aproximadamente 200 jovens, sendo destes, apenas 50 servem o Tiro de Guerra 05/001que tem como Chefe de Instrução o Primeiro Sargento de Engenharia Geraldo Feliciano Junior. O local de alistamento fica na Avenida Brasil, ao lado do prédio da Prefeitura Municipal.

Em Jacarezinho a Junta Militar espera o alistamento de aproximadamente 400 jovens, sendo destes, apenas 50 servem o Tiro de Guerra 05/007que tem como Chefe de Innstrução O Subtenente Carlos Alberto Schneiders. O local de alistamento fica na Avenida Getúlio Vargas, ao lado do prédio da Prefeitura Municipal.

Matéria e fotos : Marcio de Paulo 08/01/2014