Todos os Direitos Reservados www.amigosdecambara.com.br 2013

Conselheiros tutelares  do CMDCA,finalizam capacitação na região do norte pioneiro do Paraná.


A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social participou na última semana (20) do encontro de encerramento da capacitação para conselheiros tutelares e conselheiros municipais de direitos da criança e do adolescente na região do  norte pioneiro do Estado Paraná. O evento coordenado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná a  UENP aconteceu no espaço da universidade no campus Jacarezinho a antiga FAFIJA e contou com participação de diversos  município ligados ao regional de Jacarezinho – PR. da secretária da família.
Segundo informa o professor e padre, Antonio Carlos da Silva que também é psicólogo social e especialista em família que a convite da coordenação pedagógica da UENP do curso de capacitação avançada para conselheiros tutelares e do cmdca, a capacitação foi finalizada  no dia 24/10/2013 com um debate sobre a participação popular e a integração da rede de proteção dos diretos da criança e do adolescente o orçamento criança. “Os conselheiros manifestaram a satisfação pela participação na capacitação e reafirmaram o valor dos conhecimentos adquiridos para a melhoria dos trabalhos e a dificuldades que enfrentam para a formação da rede em seus municípios”.
Aproximadamente 5,2 mil pessoas estão participando de cursos de formação continuada com foco nos direitos da criança e do adolescente em todo o Estado. A capacitação, que acontece por meio de quatro cursos ofertado nos níveis inicial e avançado é resultado de convênios firmados entre a Secretaria da Família e Desenvolvimento Social e universidades estaduais. O investimento é de R$ 1,6 milhão do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência (Fia) deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca).
Para dar continuidade aos trabalhos o grupo de conselheiros da região norte pioneiro já programou um próximo encontro de troca de experiência para novembro nos município da região.
O conselho tutelar é uma das unidades estratégicas do sistema para garantia e defesa dos direitos de pessoas com menos de 18 anos. A atuação está regulamentada em lei e deve ser executada pelos poderes públicos.
ESTRUTURA – O Governo do Estado tem investido intensamente visando o fortalecimento dos Conselhos Tutelares no Paraná. Em 2011 foram destinados R$ 13 milhões do Fia, deliberados pelo Cedca, para a compra de veículos e equipamentos de informática. O objetivo é melhorar a atuação dos 413 conselhos tutelares nos 399 municípios paranaenses

 


Fonte: Pe Antonio Carlos da Silva.
25/10/2013 7:30 hr.