Todos os Direitos Reservados www.amigosdecambara.com.br 2014
2ºBPM: NOVA VIATURA DA ROTAM/CANIL DO 2ºBPM ESTÁ EM ATIVIDADE NO NORTE PIONEIRO
Atualizado data:10/01/2015 8:25 hr. - SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO 2°BPM

Visando melhorar as condições de transporte e a aplicação em atividades operacionais dos cães do Canil do 2ºBPM, o Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Antônio Carlos de Morais, colocou em atividade a nova viatura da ROTAM/CANIL.  
O Comandante, falou sobre a necessidade de adaptação das viaturas às condições fisiológica dos cães:   
“Considerando a pelagem dos cães, bem como a fatores fisiológicos, a exemplo da ausência de glândulas sudoríparas, o animal possui um sistema de resfriamento do corpo totalmente diferente do ser humano, que somados às altas temperaturas de nossa região, contribui para o desgaste que o animal se submete quando colocado em compartimentos fechados, por isso nos empenhamos em adaptar esta viatura policial para melhorar o bem estar dos cães e, consequentemente, melhorar a produtividade dos animais”.
O Coronel Morais ressaltou ainda a importância da existência de uma viatura bem equipada para aplicabilidade no Norte Pioneiro:


Este sistema é pioneiro na PMPR instalado em viatura de médio porte. O compartimento de transporte dos cães na viatura foi projetado pela equipe de cinotécnicos da Unidade, com auxílio de outros profissionais de diversas áreas. Considerando a grande extensão que o 2ºBPM atende (22 municípios com a cidade mais distante a 130 km), bem como a fisiologia dos cães, foi instalado um sistema de climatização adequado que garante uma viagem tranqüila aos animais, sem gerar qualquer tipo de estresse, sendo que desta forma o canino irá ter um melhor rendimento nas diversas situações em que são empregados, desde um acionamento de detecção de narcóticos, emprego em controle de tumulto, ou busca de marginais e pessoas desaparecidas”.
Por fim, o Comandante agradeceu o apoio da comunidade do Norte Pioneiro que contribuiu para este empreendimento:


“Agradeço a todos que voluntariamente se prontificaram em apoiar este empreendimento em prol de nossa comunidade, em especial ao Deputado Estadual Pedro Lupion; ao Senhor Orlando Ferreira Viana, ,proprietário da mecânica Test Car Auto Center, e ao ao Sr. José Batista, os quais realizaram a adaptação de todo sistema mecânico e elétrico na viatura; ao Senhor Fabrício de Farias, proprietário da funilaria Fabinho Martelinho de Ouro, que executou a pintura no veículo, e também o Senhor Bruno Gabriel, proprietário da Central Art Adesivos, que realizou a plotagem personalizada para nova viatura policial”.
.