Todos os Direitos Reservados www.amigosdecambara.com.br 2013

Outubro Rosa

O movimento popular Outubro Rosa é internacional. Em qualquer lugar do mundo, a iluminação rosa é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nesta faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.

Para agilizar o acompanhamento dos serviços oncológicos, o Ministério da Saúde criou o Sistema de Informação do Câncer (Siscan). O software, disponível gratuitamente para as secretarias de saúde, permite o monitoramento do atendimento oncológico na rede pública por meio da inserção e processamento de dados, gerido pelo Ministério da Saúde. O sistema funciona em plataforma web e já tem a adesão dos 27 estados brasileiros, dos quais 17 já começaram a inserir os dados no sistema. O prazo para substituição dos demais sistemas pelo Siscan termina em janeiro de 2014. A cobertura das informações também se estenderá a todos os tipos de câncer. Até o momento, o sistema já recebeu mais de 104,3 mil requisições de exames, sendo 39,6 mil referentes a mamografias.

No Município de Cambará, o movimento popular referido está sendo lembrado através da decoração de todos os estabelecimentos de saúde decorados com bexigas rosas, palestras em unidades de saúde sobre a prevenção do câncer de mama, mutirão de coleta de preventivos e exame clínico de mamas com solicitação de mamografias que será realizada no dia 17 de Outubro na unidade de Saúde do São José, uso das camisetas rosas pelos profissionais de saúde em alguns dias da semana e passeata no dia 18 de Outubro para mobilização e conscientização da população do Município.
OBS: As pessoas que tiverem interesse em participar da mobilização (passeata), podem encontrar-se com os profissionais de saúde no dia 18 de Outubro às 09:00 hs em frente ao Hospital Municipal, se possível com qualquer tipo de roupa que seja da cor “rosa”.


Texto: Carolina Bitencurt
Fotos: Claudemir Rufino (MIL) 10/10/2013 7:30 hr