Todos os Direitos Reservados www.amigosdecambara.com.br 2013

Inaugurado primeiro Museu de Jacarezinho

Prefeitura participará no resgate de objetos históricos

 

Na tarde desta sexta-feira, 23, foi inaugurado o Museu Diocesano de Jacarezinho Dom Ernesto de Paula (Sacro-Histórico), o primeiro da cidade. A solenidade contou com o bispo Dom Antônio Braz, o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, e o reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Eduardo Rando.
“É apenas o início, onde as pessoas poderão conhecer a história de nossa cidade”, enfatiza o bispo Dom Antônio Braz. Ele ainda ressaltou que inicialmente é um resgate religioso, mas que está aberta para contribuição da comunidade para enriquecer o museu. O local terá o primeiro responsável o seminarista Jéferson da Luz, aluno do primeiro ano de Teologia da Diocese de Jacarezinho.
Para o prefeito de Jacarezinho é de extrema importância um espaço como este. “Iremos entrar em contato com todas as secretárias e colocar a disposição o que tivermos de objetos históricos para enriquecer ainda mais o acervo deste belo local”, enfatiza Dr. Sérgio. Além disto, ele já solicitou à Secretária Municipal de Educação, Magda Cristina de Souza, que agende com as escolas municipais uma visita ao novo local histórico da cidade.

Saiba quem foi Dom Ernesto de Paula (Segundo Bispo de Jacarezinho)
Monsenhor Ernesto de Paula Nasceu em cinco de fevereiro de 1899, na cidade de São Paulo, filho de Luiz de Paula e Constantina Cundari de Paula. Fez seus estudos de preparação ao sacerdócio no Seminário Menor de Pirapora e, na sequência estudou Filosofia e Teologia, no Seminário Maior do Ipiranga. Após sua Ordenação sacerdotal, trabalhou na capital de São Paulo como diretor e orientador de associações religiosas.
Mais tarde ocupou o cargo de Vigário Geral da Arquidiocese de São Paulo, onde recebeu a nomeação para Bispo de Jacarezinho. Foi ordenado Bispo na Catedral provisória de São Paulo no dia quatro de janeiro de 1942. No dia 22 de fevereiro de 1942, Dom Ernesto tomou posse solene da Diocese de Jacarezinho na presença de uma multidão de fiéis e das autoridades.
Entre sua principais atividades na Diocese, Dom Ernesto construiu o Palácio Episcopal e a Cúria e começou a construção da Catedral, porém sua passagem pela Diocese de Jacarezinho foi rápida, e em 14 de setembro de 1945 se despede e vai para Piracicaba, Estado de São Paulo, onde foi nomeado como primeiro Bispo daquela Diocese.
Dom Ernesto faleceu em São Paulo no dia 31 de dezembro de 1994 aos 95 anos de idade, foi sepultado na cripta da Catedral da Sé em São Paulo. Porém, no dia 31 de dezembro de 2012, a urna contendo os restos mortais de Dom Ernesto de Paula, foi transladada para a Catedral de Santo Antonio, em Piracicaba, sua sepultura está à direita do altar principal da Catedral, por ele idealizada e construída.

TEXTO: Marcos Junior / Dep. de Comunicação
FOTOS: Jivago França / Dep. de Comunicação
Jacarezinho 26/08/2013 14:20 hr.