Todos os Direitos Reservados www.amigosdecambara.com.br 2013

POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL COMEMORA
DIA INTERNACIONAL DO MEIO AMBIENTE
COM AÇÕES EDUCATIVAS E O RESGATE DE DOIS GRAXAINS ADULTOS
NA AREA URBANA DA CIDADE DE LONDRINA.

 

Nesta quarta feira, dia 05 de junho de 2013 comemoramos o Dia Internacional do Meio ambiente a Segunda Companhia da Polícia Militar Ambiental efetuou várias atividades para a comemoração da data sendo a principal delas no calçadão de Londrina, onde em conjunto com diversos órgãos incluindo IAP, Econorte, Sest Senat e outros foram montados estandes com barracas, distribuição de sementes de arvores nativas e camisetas sobre a data, e também a presença de uma biblioteca móvel.
Presume-se que pelo local passaram mais de 20 mil pessoas que ainda puderam ver 35 papagaios que haviam sido apreendidos em operações anteriores e agora estão prontos e encaminhados para a sua soltura depois de passarem pelo CETAS de Mauá da Serra.
Todos os envolvidos puderam além de chamar atenção para a data, ensinar crianças e população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente.
Na cidade de Arapongas foi montado um passeio de bicicleta com cerca de quatrocentos participantes, onde todos os alunos do projeto Guardiões da Natureza participaram para demostrar a toda a população da importância do tema e da necessidade de educar as crianças na proteção ambiental.
Mas as ocorrências não param e por volta das 14hs00min os policiais foram acionados na Rua Uruguai, no centro da cidade de Londrina, aonde foi localizado um GRAXAIM, (ou Raposa do campo) de cerca de um ano de idade e com 04 quilos de peso que estava no interior de uma loja de carros, os vendedores da loja perceberam o animal trancaram o prédio e aguardaram os policiais que resgataram o animal sem nenhum ferimento.
Posteriormente, por volta das 15hs20min, também foram acionados em outra concessionaria de veículos na Avenida J.K., zona oeste, aonde funcionários também encontraram um Graxaim no pátio de veículos novos, novamente com muita técnica e cuidado os policiais apreenderam o animal e depois disto seguiram para o encaminhamento dos dois animais resgatados.
Os dois animais estavam muito estressados com a convivência no meio urbano, e acredite-se que a aparição simultânea dos dois animais tenha relação direta com a destruição do habitat regional destes animais para o plantio de diversas culturas agrícolas da região o que leva a falta de alimentos na área rural, obrigando estes animais que tem hábitos noturnos de caça a procurarem a área urbana por haver existência de alimentação.
Os dois Graxains resgatados estão em excelente estado de saúde, sem sinais de domesticação ou ferimentos, e após passar por consulta de médico veterinário foram encaminhados para reinserção na natureza, em área com povoamento de animais da espécie na região de Londrina e longe de perigos.
O Graxaim não é animal agressivo que coloca a vida de pessoas em risco, por estar dentro da cadeia alimentar atuando como consumidor e fornecedor de alimento a outros carnívoros maiores, geralmente foge da presença de seres humanos e outros animais.
Seu risco é de acidentes com pessoas, animais domésticos e objetos, existindo ainda o risco de ferimentos do próprio animal por ser muito arisco, fato que gera problemas no ambiente urbano.
Felizmente neste caso as pessoas tiveram preocupação ambiental e acionaram nosso serviço que resgatou os animais com vida para que eles possam continuar sua responsabilidade dentro do sistema ecológico e equilíbrio ambiental.
Estas ações de proteção ambiental continuarão em toda a região operacional da Segunda Companhia do Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA) conforme ordem de nosso comandante o Tenente Coronel Chehade Elias Geha, relembrando toda a sociedade, que todo cidadão pode ser um defensor da natureza e ajudar no combate aos crimes ambientais denunciando a qualquer hora, em todo o estado do Paraná os crimes ambientais através do telefone (43) 3341-7733 em Londrina e região.

 

 

Capitão PM Ricardo Fardim Eguedis
Comandante da 2ª Cia de Polícia Ambiental