Todos os Direitos Reservados www.amigosdecambara.com.br 2013

Rinaldo Bernardelli assume oficialmente Reitoria da UENP
Eduardo Rando destacou que problema de saúde levou a decisão

 

O então vice Reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Rinaldo Bernardelli Junior, assumiu oficialmente a Reitoria da instituição no final da tarde da última sexta-feira, 30. Eduardo Rando renunciou oficialmente alegando que um problema sério de saúde levou a esta decisão.
A solenidade de transmissão de posse aconteceu durante uma reunião extraordinária do Conselho Universitário (CONSUNI) no próprio prédio da reitoria. “Quero agradecer a todas as pessoas que estiveram comigo nesta luta em busca do ensino público de qualidade para a nossa região. Eu sinto muito em sair no meio da caminhada”, enfatizou Eduardo Rando. Também participaram os prefeitos Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio (Jacarezinho) e Celso Silva (Bandeirantes).
Com a vacância do cargo, diz os artigos 30 e 28 do estatuto, o vice-reitor Rinaldo Bernardelli assume a reitoria e convoca o Conselho Universitário para preparar a consulta em um prazo máximo de 30 dias. “Iremos trabalhar para dar espaço para o diálogo com todas as esferas, professores, diretores e também os alunos para que possamos atender na medida do possível a necessidade de todos”, argumenta Rinaldo Bernardelli.
“Como membro do conselho estarei à disposição para poder auxiliar no que for preciso para o bom funcionamento da nossa Universidade Estadual do Norte do Paraná. Quero parabenizar o trabalho feito pelo Eduardo Rando e desejo boa sorte nesta nova etapa ao Rinaldo”, ressalta o prefeito de Jacarezinho, Dr. Sérgio. O primeiro compromisso como Reitor, Rinaldo Bernardelli Junior, almoçou nesta sábado com o governador Beto Richa. E nesta semana já realiza de reunião de trabalho com os funcionários.


Campis Jacarezinho
O histórico de luta pela criação de uma universidade no Norte Pioneiro é antiga e em várias oportunidades anteriores ela quase saiu do papel.  “Um sonho que se tornou realidade”. É assim que pode resumir a criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Criada pela lei 15.300/2006, a instituição ficou com sede em Jacarezinho e campi em Bandeirantes e Cornélio Procópio.
O Centro de Ciências da Saúde (CCS) se destaca pelos cursos de Fisioterapia e Educação Física que atendem praticamente a comunidade não só de Jacarezinho como de todo Norte Pioneiro. A instituição está aberta diariamente à comunidade com a pista de caminhada e quadras esportivas que incitam a prática da atividade física.
Um projeto que se destaca em cenário estadual é o “Órteses e Próteses” que é realizado em parceria com o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI). A cada sessão são atendidas aproximadamente 70 pessoas de 63 municípios da região de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Ivaiporã.  Os pacientes são encaminhados pelos municípios para o CISNORPI que faz uma triagem para as colocações de próteses e órteses. Na primeira visita, eles tiram as medidas necessárias e no máximo em 30 dias voltam para serem colocadas às peças.


Antiga FAFIJA
No Centro de Letras, Comunicação e Artes (Antiga FAFIJA) funcionam vários cursos de graduação na área educacional como Letras, Biologia, História, Matemática e Pedagogia, além de laboratórios que auxilia na prática o que o aluno aprende dentro de sala de aula.
Entre os projetos de extensão realizados no local está o “AstroJacarezinho” que é um projeto de professores do colegiado de matemática com o objetivo de trabalhar com conhecimentos científicos em ambientes naturais, além de presenciar e apreciar os fenômenos da natureza unindo de maneira simples o conhecimento cotidiano com a utilização da Astronomia Observacional.
No prédio da antiga FAFIJA também funciona o Centro Ciências Humanas e da Educação que tem grupos de pesquisas que desenvolvem vários trabalhos com a comunidade. Entre eles POLITEIRA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação), GEPFES (Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Educação e Sociedade), História, Cultura Material e Sociedade, Literatura e História: Memória e Representação, Núcleo de Pesquisa em História das Religiões, entre outros.


Antiga FUNDINOPI
Um local que sempre é visto com notícias positivas pela excelência do curso e aprendizado realizado na instituição. É assim que o Norte Pioneiro e todo o Paraná se acostumaram a receber notícias envolvendo o Centro de Ciências Sociais Aplicadas.
Desde que começaram as avaliações dos cursos de direito, Jacarezinho sempre se colocou na ponta, até mesmo no antigo provão do Ministério da Cultura (MEC) – de 1996 a 2003 – quando obteve o conceito A em todos eles, o máximo a se atingir. 
Entre os projetos que se destacam na instituição está o Escritório Modelo, onde os alunos do último ano de formação acadêmica auxiliam a comunidade com atividades na área jurídica, sempre com a supervisão de professores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.


Projetos
A Universidade Estadual do Norte do Paraná realiza nos três campi de Jacarezinho mais de 200 pesquisas e projetos de extensões. Entre eles se destaca o Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. A UENP já teve a oportunidade de participar de outras duas operações, “Operação Tuíuiu” e “Rio dos Siris”, realizando ações e atividades acadêmicas contribuindo e transformação social local. 

TEXTO E FOTOS: Marcos Junior / Dep. de Comunicação
Jacarezinho 02/09/2013 12:00 hr.