Geral

Publicado em 26/05/2018 - 05:30 - Fonte: Acessoria Imprensa Ibaiti - Redação amigosdecambara - *  Brasíia

 

Temporal destelha cobertura, derruba forro e causa estragos no Centro Cultural de Eventos de Ibaiti

DSC_0273.JPG

A obra do Centro Cultural de Eventos de Ibaiti teve início em 2012 e ficou parada por quatro anos sendo sua retomada em 2017 pelo prefeito Dr. Antonely Carvalho. Hoje em fase final de acabamento e aguardando vistoria do Corpo de Bombeiros a obra foi castigada pelo forte temporal que caiu na noite da última sexta-feira (19), que causou estragos e alagamentos em vários pontos de Ibaiti.  As chuvas começaram por volta das 23 horas e o vento forte destelhou casas e danificou prédios comerciais e públicos.

DSC_0270.JPG
DSC_0276.JPG

Vários pontos da cidade chegaram a ficar sem energia elétrica e sinal de internet por quase 11 horas. O fornecimento só foi restabelecido na tarde de sábado. Várias equipes da Copel foram empenhadas nos reparos de cabos caídos e transformadores desarmados.

Algumas casas tiveram telhados danificados. Árvores foram arrancadas. O temporal trouxe também o frio para a região

 

DSC_0268.JPG

Segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), uma massa de ar frio alcançou o Estado pelas regiões Oeste e Sudoeste e causou fortes chuvas em diversas regiões. As rajadas de vento foram registradas em diversos pontos da cidade e a ventania chegou a 65 km/h.

A Defesa Civil de Ibaiti passou a noite de sexta e o dia de sábado patrulhando os bairros e fazendo a retirada de galhos nas calçadas e ruas e auxiliando os moradores.

Além de destelhar residências e prédios comerciais, o temporal também trouxe dano à prédios públicos no município. O Centro Estadual de Educação Profissional – CEEP Seiji Hatanda teve parte de uma estrutura das janelas arrancadas.

O Centro Cultural de Eventos (fotos) que está em fase final de acabamento com recursos Federais está localizado no antigo Clube Santa Clara. O centro também sofreu danos. O temporal arrancou uma parte do telhado e a chuva acabou derrubando a estrutura do forro de gesso na sala de entrada do centro. O salão principal teve a forração trincada com a força do vento.

 

DSC_0269.JPG

O prefeito Dr. Antonely Carvalho imediatamente determinou a Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos que reparasse os danos causados pelo temporal. Nesta semana, equipes de reparos estão fazenda a limpeza e recolocação do telhado e forro no centro cultural.

Após o temporal, uma porta de acesso ao salão principal do Centro Cultural de Eventos foi forçada por um indivíduo que entrou no local sem permissão para fazer fotos. Um boletim de ocorrência foi registrado na polícia e será encaminhado para o delegado chefe da 37ª Delegacia Regional de Polícia de Ibaiti para apurar o caso.